domingo, 28 de dezembro de 2014

Por Thaby Carvalho 


Em nossa viagem ao Chile reservamos uns três dias para aproveitar seu litoral. Muita gente faz uma dobradinha Valparaíso e Viña del Mar e conhece as duas cidades em um só dia. É interessante quando se está em uma viagem curta. Como tínhamos mais tempo e queríamos aproveitar para descansar, ficamos um pouco mais.
Para chegar a Valparaíso pegamos um ônibus na Estação de ônibus Alameda. (Que ficava do lado do nosso hotel em Santiago). Pagamos cerca de $3.000,00 pesos chilenos. A viagem durou cerca de uma hora e meia.
Em Valparaíso ficamos no Hotel Ibis. Gostei muito! O hotel fica bem localizado. Tem uma estação de metrô do lado e o ônibus passa na rua em frente. O hotel está praticamente de frente para o Porto e para o Centro histórico e também é muito perto dos ascensores que levam aos cerros. Além disso está do lado de um anexo com praça de alimentação e supermercado. Ah! Também tem uma feirinha e artesanato pertinho (no Porto) com preços legais, só descobrimos no último dia!
Subimos pelo ascensor perto do Centro histórico e chegamos ao Cerro Alegre. Lá em cima é repleto de casinhas coloridas que deixam o ambiente com o ar bem charmoso.




Tem muita opção de restaurantes e cafés. (Os preços, como também em Santiago, não são tão generosos, mas os lugares são legais).
Após almoçarmos, subimos até a Plazuela San Luis, onde pegamos um ônibus que seguia pela Av. Alemania em direção a Casa de Pablo Neruda "La Sebastiana".
As casas de Pablo Neruda são obras de arte! E a visita guiada com áudio (tem a opção em português) te fazem sentir dentro da história. A vista do mirante de La Sebastiana é muito bonita e vale umas fotos. Mais bonito ainda é contemplá-las por suas janelas, pena que só descobri que se podem fazer fotos pelas janelas depois que já tínhamos saído da casa.

 La Sebastiana

Vista de La Sebastiana 

Pegamos um ônibus de volta na Av. Alemania e paramos no mesmo lugar (Plazuela San Luis). Descemos até o Cerro Concepción. Admiramos a vista no mirante, descemos pelo ascensor e retornamos para o hotel.
Continuamos hospedados em Valparaíso, porém aproveitamos para conhecer Viña del Mar e as Dunas de Concón.
Acabamos nos arrependendo de não termos conhecido o Mercado, onde (como nos disseram alguns chilenos) se pode comer bons frutos do mar com um preço legal.
Gostei muito de Valparaíso e seus arredores!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Por Thaby Carvalho 


Para quem vai para Valparaíso e Viña del Mar, vale a pena dar uma esticadinha e conhecer as Dunas de Concón.
É possível chegar lá com o ônibus 602 (ônibus de linha da cidade, que sai de Valparaíso, passa por Viña del Mar, segue por Reñaca e em seguida por Concón. Custa cerca de $500,00 pesos chilenos).
Saímos de Valparaíso, próximo a Estação Puerto, pegamos o ônibus 602 e em cerca de 30 minutos chegamos a Concón. O ônibus nos deixou em frente às Dunas.
Alugamos pranchas para esquiar nas dunas, pagamos $1.000,00 a hora. Tem dois tipos: uma para descer em pé e outra sentado. Alugamos uma de cada e revezamos.




É bom ir com um sapato fechado porque, apesar do vendo friozinho, a areia é bem quente. Melhor ainda é levar uma meia e andar só de meia pelas dunas (evita de entrar areia no sapato ou ficar em contato com a areia quente). Eu não sabia e fui de sandália, sofri um pouquinho.
Escorregar nas dunas é muito divertido, com direito a alguns tombos e muita risada!
A vista de cima das dunas é maravilhosa! De um lado se vê casinhas coloridas e do outro o Oceano Pacífico em um azul brilhante. É um cenário indescritível!



De lá fomos dar uma voltinha na orla da Playa Los Marineros em Viña del Mar. (Na volta qualquer ônibus passa em Viña).
Para retornamos para Valpo pegamos novamente o ônibus 602.
A ida à Concón foi uma das partes mais divertidas da viagem.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Por Thaby Carvalho 

A maioria das pessoas que vem ao Chile costumam separar apenas um dia para conhecer Valparaíso  e Viña del Mar. Como tínhamos mais tempo, separamos um pouco mais de um dia para cada cidade.
Ficamos hospedados no Hotel Ibis de Valparaíso, bem localizado (perto do centro de Valpo e do lado de uma estação de metrô).
Para chegar a Viña pegamos o metrô na Estação Puerto (é necessário comprar um cartão que custa $1.500,00 pesos chilenos e carregá-lo. A tarifa varia um pouco com o horário. O site do metrô é www.metro-valparaiso.cl). Descemos na Estação Miramar.
Dá para fazer esse trajeto também de ônibus. O ônibus 602 vai até Viña e pode ser encontrado próximo ao "Monumento a Los Héroes de Iquique". Custa cerca e $500,00 e tem a vantagem de não precisar comprar um cartão.
Decidimos conhecer a cidade de bicicleta. Alugamos as bicicletas no Bicitours www.bicitours.cl que fica na Av. San Martín 448, dentro da Galeria Maya. O valor é de $2.500,00 por hora.


Pedalamos até o Parque Quinta Vergara, onde também está o Anfiteatro Quinta Vergara, passamos pelo centro de Viña e seguimos para o Palácio Carrasco e o Museu Fonk, onde está o Moai trazido da Ilha de Páscoa. Não é necessário entrar no museu para ver o Moai, ele fica do lado de fora.

Moai


Pedalamos até a orla, seguimos em direção ao Castelo Wulff e mais a frente encontramos o Relógio de Flores.

Castelo Wulff

Relógio de Flores

Retornamos e seguimos para o outro lado da orla, em direção a Playa Los Marineros. Não perdemos a oportunidade de colocar o pezinho no Pacífico.
(Não chegamos na Playa Los Marineros, porém a conhecemos no dia seguinte. Tem muitos parques pela orla. É uma boa opção para as crianças, como nos conta o Chile para crianças)
Almoçamos na Av. San Martín, caminhamos um pouco mais pela cidade e retornamos para Valparaíso, pois era véspera de Natal.
É importante caprichar no protetor solar, pois apesar do vento frio, se queima com muita facilidade.

Uma dica é aproveitar para dar uma passadinha em Concón. Fizemos esse passeio no dia seguinte, mas dá para ser feito no mesmo dia. Você pode conferir mais detalhes no post Dunas de Concón.

Viña del Mar é uma cidade cheia de atrativos. Vale a pena uma visita!
Tecnologia do Blogger.

Qual é o melhor destino?

Mais acessados